16.8.18

Terceiro dia

Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje, rezar o Salmo 24 

1.Para vós, Senhor, elevo a minha alma. 2.Meu Deus, em vós confio: não seja eu decepcionado! Não escarneçam de mim meus inimigos! 3.Não, nenhum daqueles que esperam em vós será confundido, mas os pérfidos serão cobertos de vergonha. 4.Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas. 5.Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre. 6.Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vossas bondades, que são eternas. 7.Não vos lembreis dos pecados de minha juventude e dos meus delitos; em nome de vossa misericórdia, lembrai-vos de mim, por causa de vossa bondade, Senhor. 8.O Senhor é bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto. 9.Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via. 10.Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos. 11.Por amor de vosso nome, Senhor, perdoai meu pecado, por maior que seja. 12.Que advém ao homem que teme o Senhor? Deus lhe ensina o caminho que deve escolher. 13.Viverá na felicidade, e sua posteridade possuirá a terra. 14.O Senhor se torna íntimo dos que o temem, e lhes manifesta a sua aliança. 15.Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, porque ele livrará do laço os meus pés. 16.Olhai-me e tende piedade de mim, porque estou só e na miséria. 17.Aliviai as angústias do meu coração, e livrai-me das aflições. 18.Vede minha miséria e meu sofrimento, e perdoai-me todas as faltas. 19.Vede meus inimigos, são muitos, e com ódio implacável me perseguem. 20.Defendei minha alma e livrai-me; não seja confundido eu que em vós me acolhi. 21.Protejam-me a inocência e a integridade, porque espero em vós, Senhor. 22.Ó Deus, livrai Israel de todas as suas angústias.

Rezar a oração dos "40 pai-nossos"

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Meditação do texto bíblico de Êxodo 3,1-22

1.Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Um dia em que conduzira o rebanho para além do deserto, chegou até a montanha de Deus, Horeb. 2.O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama (que saía) do meio a uma sarça. Moisés olhava: a sarça ardia, mas não se consumia. 3.“Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome.” 4.Vendo o Senhor que ele se aproximou para ver, chamou-o do meio da sarça: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui!” respondeu ele. 5.E Deus: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. 6.Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus. 7.O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. 8.E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. 9.Agora, eis que os clamores dos israelitas chegaram até mim, e vi a opressão que lhes fazem os egípcios. 10.Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”. 11.Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ter com o faraó e tirar do Egito os israelitas?” 12.“Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha”. 13.Moisés disse a Deus: “Quando eu for para junto dos israelitas e lhes disser que o Deus de seus pais me enviou a eles, que lhes responderei se me perguntarem qual é o seu nome?” 14.Deus respondeu a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SOU”. E ajuntou: “Eis como responderás aos israelitas: (Aquele que se chama) EU SOU envia-me junto de vós.” 15.Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: É JAVÉ, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. Este é o meu nome para sempre, e é assim que me chamarão de geração em geração”. 16.“Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: o Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó apareceu-me. E disse-me: eu vos visitei, e vi o que se vos faz no Egito, 17.e disse: tirar-vos-ei do Egito onde sois oprimidos, para fazer-vos subir para a terra dos cananeus, dos hiteus, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, terra que mana leite e mel. 18.Eles ouvirão a tua voz. Irás então com os anciãos de Israel à presença do rei do Egito e lhe direis: o Senhor, o Deus dos hebreus, nos apareceu. Deixa-nos, pois, ir para o deserto, a três dias de caminho, para oferecer sacrifícios ao Senhor, nosso Deus. 19.Eu sei que o rei do Egito não vos deixará partir, se ele não for obrigado pela força. 20.Mas estenderei a mão e ferirei o Egito com toda sorte de prodígios que farei no meio deles. Depois disso, o faraó vos deixará partir. 21.Farei com que esse povo ganhe as boas graças dos egípcios, e, quando partirdes, não ireis com as mãos vazias: 22.cada mulher pedirá à sua vizinha e àquela que mora em sua casa objetos de prata e de ouro, e vestidos que poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas. Assim despojareis os egípcios.”

Para refletir
Deus falou com Moisés por meio de uma inesperada fonte: uma sarça ardente. Deus também pode usar as fontes inesperadas para falar conosco, sejam pensamentos, pessoas ou experiências, basta estarmos dispostos a encontrar o novo, estarmos abertos às surpresas de Deus.
Ao ver a sarça ardente, Moisés falou com Deus, Moisés tirou as sandálias, e cobriu a  face. No tempo de Moisés, a retirada das sandálias era um ato de reverência e significava o reconhecimento da própria indignidade diante de Deus, que é nosso amigo, mas acima de tudo, é nosso Senhor Soberano. Aproximar-se Dele de forma leviana demonstra falta de respeito e de sinceridade. Ao orar, você se apresenta a Deus de forma casual ou como um convidado diante do Rei? Se necessário, modifique sua atitude de oração para apresentar-se diante do Deus Santo com todo respeito e adoração.
A terra que "mana leite e mel" era a terra de Israel, atual Jordânia. Hoje, a Terra Prometida é o céu, e, junto com a Igreja, caminhamos até nosso fim definitivo, onde viveremos para sempre com o nosso Deus e todos os seus santos.
Moisés desculpou-se diante da missão que Deus lhe dera, pois não se sentia adequado a esse trabalho, porém, Deus não pedia que Moisés trabalhasse sozinho; Ele ofereceu recursos para ajudá-lo. Deus costuma nos chamar para realizar tarefas aparentemente muito difíceis, mas não pede que a realizemos sozinhos. Por isso, não devemos nos esconder atrás de nossas incapacidades, e sim olhar além de nós mesmos para os grandes recursos que Deus coloca à nossa disposição. Assim, estaremos permitindo que Ele use das nossas contribuições pessoais.
Os egípcios tinham muitos deuses com nomes diferentes. Moisés quis saber o nome de Deus para que o povo hebreu soubesse exatamente quem o enviara. Deus, no entanto, chamou a si mesmo de "Eu sou", um nome que descreveria seu poder eterno e caráter imutável. O Deus que apareceu a Moisés é o mesmo que pode viver em nós hoje. Em Hebreus 13,8, afirma-se que Ele "é o mesmo ontem, hoje e eternamente", porque a natureza de deus é estável e confiável. Ele nos dá a graça de sermos livres para segui-lo e amá-lo, em vez de gastarmos nosso tempo tentando compreendê-lo.
Deus ordenou que Moisés contasse ao povo o que viu e ouviu na sarça de fogo ardente. Nosso Deus é um Deus que age e fala. Se você está tentando falar de Deus para alguém, conte o que Ele tem feito por você e pelas pessoas que você conhece, ou o que Ele fez pelas pessoas cujas histórias estão relacionadas na Bíblia.
Os líderes de Israel aceitaram a mensagem de Deus, porém, os líderes do Egito o rejeitaram. Deus conhecia ambas as reações antes que acontecessem, porque Ele conhece tudo, inclusive o futuro. E, independentemente da resposta dos homens diante da sua mensagem, é a sua Santa Vontade que se realizará.

Agora, ore com este texto bíblico e anote aquilo que mais tocou seu o coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior. 

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
Meu Deus, em vós confio: não seja eu decepcionado! Não escarneçam de mim meus inimigos! (Salmo 24,2)

O jejum de hoje
Não cometer nenhum pecado pela língua e proclamar somente as benção de Deus; destruímos, assim, todo negativismo que vem do maligno. 

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

Um comentário:

Total de visualizações de página