22.6.18

Segundo dia


Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje, rezar o Samo 22

1.Salmo de Davi. O Senhor é meu pastor, nada me faltará. 2.Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, 3.restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. 4.Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. 5.Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. 6.A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias
.
Rezar a oração dos "40 pai-nossos"

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Meditação do texto bíblico de Êxodo 2,1-25

1.Um homem da casa de Levi tinha tomado por mulher uma filha de Levi, 2.que ficou em breve grávida, e deu à luz um filho. Vendo que era formoso, escondeu-o durante três meses. 3.Mas, não podendo guardá-lo oculto por mais tempo, tomou uma cesta de junco, untou-a de betume e pez, colocou dentro o menino e depô-la à beira do rio, no meio dos caniços. 4.A irmã do menino colocara-se a alguma distância para ver o que lhe havia de acontecer. 5.Ora, a filha do faraó desceu ao rio para se banhar, enquanto suas criadas passeavam à beira do rio. Ela viu a cesta no meio dos juncos e mandou uma de suas criadas buscá-la. 6.Abriu-a e viu dentro o menino que chorava. E compadeceu-se: “É um filho dos hebreus”, disse ela. 7.Veio então a irmã do menino e disse à filha do faraó: “Queres que vá procurar entre as mulheres dos hebreus uma ama de leite para amamentar o menino?” 8.“Sim”, disse a filha do faraó. E a moça correu a buscar a mãe do menino. 9.“Toma este menino, disse-lhe a filha do faraó, amamenta-o; dar-te-ei o teu salário”. A mulher tomou o menino e o amamentou. 10.Quando o menino cresceu, ela o conduziu à filha do faraó, que o adotou como seu filho e deu-lhe o nome de Moisés, “porque, disse ela, eu o salvei das águas”. 11.Moisés cresceu. Um dia em que saíra por acaso para ir ter com os seus irmãos, foi testemunha de seus duros trabalhos, e viu um egípcio ferindo um hebreu dentre seus irmãos. 12.Moisés, voltando-se para um e outro lado e vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio e ocultou-o na areia. 13.Saindo de novo no dia seguinte, viu dois hebreus que estavam brigando. E disse ao culpado: “Por que feres o teu companheiro?” 14.Mas o homem respondeu-lhe: “Quem te constituiu chefe e juiz sobre nós? Queres, por ventura, matar-me como mataste o egípcio?” Moisés teve medo e pensou: “Certamente a coisa já é conhecida.” 15.O faraó, sabendo do ocorrido, procurou matar Moisés, mas este fugiu para longe do faraó. Retirou-se para a terra de Madiã, e sentou-se junto de um poço. 16.Ora, as sete filhas do sacerdote de Madiã vieram tirar água do poço e encher as gamelas para dar de beber às ovelhas de seu pai. 17.Sobrevindo então alguns pastores, as expulsavam. Moisés, porém, tomou sua defesa e deu de beber ao seu rebanho. 18.E, voltando elas para junto de Raguel, seu pai, este disse-lhes: “Por que voltais hoje tão cedo?” 19.Elas responderam: “Um egípcio nos protegeu contra alguns pastores e, além disso, tirou água ele mesmo e deu de beber aos animais”. 20.“Onde está ele? perguntou às suas filhas. Porque o deixastes partir? Chamai-o para que coma alguma coisa”. 21.Moisés aceitou ficar em casa desse homem, o qual lhe deu por mulher sua filha Séfora. 22.Ela teve um filho, que Moisés chamou de Gérson, “porque, disse ele, sou apenas um hóspede em terra estrangeira”. 23.Muito tempo depois morreu o rei do Egito. Os israelitas, que gemiam ainda sob o peso da servidão, clamaram, e, do fundo de sua escravidão, subiu o seu clamor até Deus. 24.Deus ouviu seus gemidos e lembrou-se de sua aliança com Abraão, Isaac e Jacó. 25.Olhou para os israelitas e reconheceu-os.

Para refletir
"Um homem da casa de Levi tinha tomado por mulher uma filha de Levi, que ficou em breve grávida, e deu à luz um filho". esse filho era Moisés, seus pais eram Jocabed e Esrom, e seus irmãos, Aarão e miriã.
A mãe de Moisés sabia o quanto er errado matar o seu filho, mas pouco podia fazer para mudar a nova lei do Faraó. Sua única alternativa foi esconder a criança e colocá-la em um cesto no rio. Deus usou desse ato corajoso para colocar o menino, o Hebreu de sua escolha, na casa do Faraó. Às vezes você se sente cercado pelo mal e frustrado pelo pouco que pode fazer a respeito? Procure formas de agir contra o mal e confie em Deus para usar o seu esforço, por menor que este possa parecer.
A irmã de Moisés, Miriã, notou que a filha do faraó o havia encontrado. Rapidamente, tomou a iniciativa e sugeriu à egípcia uma ama de leite (sua mãe) para cuidar do bebê; logo a mãe de moisés estava junto a ele e Deus usou esse ato corajoso de Jocabed para dar início ao seu plano de salvar o seu povo do Egito. Não é preciso muito de nós para Deus realizar os seus planos em nossas vidas.
O livramento de Deus nem sempre acontece no momento que desejamos. Deus havia prometido tirar o seu povo do Egito e, durante muito tempo, as pessoas esperaram o cumprimento dessa promessa, mas Deus as resgatou quando chegou a hora certa. Deus conhece o melhor tempo para agir. Lembre-se disso quando pensar que Deus o esqueceu em suas dificuldades.

Agora, ore com este texto bíblico, e anote aquilo que mais tocou o seu coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior.

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
O Senhor é meu pastor; nada me faltará. (Salmo 22,1)

O jejum de hoje
Não comer nenhum tipo de pão e massa

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página