16.8.18

Quarto dia

Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje, rezar o Salmo 1

1.Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. 2.Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. 3.Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera. 4.Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. 5.Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembléia dos justos. 6.Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.

Rezar a oração dos "40 pai-nossos

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Meditação do texto bíblico de Êxodo 4, 1,31

" 1.Moisés respondeu: “Eles não me crerão, nem me ouvirão, e vão dizer que o Senhor não me apareceu”. 2.O Senhor disse-lhe: “O que tens na mão?” “Uma vara.” 3.“Joga-a por terra”. Ele jogou-a por terra; e a vara transformou-se numa serpente, de modo que Moisés recuou. 4.O Senhor disse-lhe: “Estende tua mão e toma-a pela cauda – ele estendeu a mão e tomou-a, e a serpente tornou-se de novo uma vara em sua mão–; 5.é para que creiam que o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, realmente te apareceu”. 6.O Senhor continuou: “Mete a tua mão no teu seio”. Ele meteu a mão em seu seio e, quando a retirou, sua mão estava leprosa, tão branca como a neve. 7.O Senhor disse-lhe: “Mete de novo a mão em teu seio”. Ele meteu de novo a mão em seu seio e, retirando-a, eis que ela se tornara como o restante de sua carne. 8.“Se não te crerem, nem obedecerem à voz do primeiro prodígio, crerão à voz do segundo. 9.Se ainda permanecerem incrédulos diante desses dois prodígios, nem te ouvirem, tomarás da água do Nilo e derramá-la-ás por terra; a água tirada do rio tornar-se-á sangue sobre a terra”. 10.Moisés disse ao Senhor: “Ah, Senhor! Eu não tenho o dom da palavra; nunca o tive, nem mesmo depois que falastes ao vosso servo; tenho a boca e a língua pesadas”. 11.O Senhor disse-lhe: “Quem deu uma boca ao homem? Quem o faz mudo ou surdo, o faz ver ou cego? Não sou eu o Senhor? 12.Vai, pois, eu estarei contigo quando falares, e ensinar-te-ei o que terás de dizer.” 13.“Ah, Senhor! disse Moisés, mandai quem quiserdes!” 14.Então o Senhor irritou-se contra Moisés: “Não tens Aarão, disse ele, teu irmão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ei-lo justamente que vem ao teu encontro e, vendo-te, alegrar-se-á o seu coração. 15.Tu lhe falarás, pôr-lhe-ás as palavras na boca. E, quando falardes, eu estarei contigo e com ele, e vos ensinarei o que tereis a fazer. 16.É ele quem falará ao povo em teu lugar: ele te servirá de boca e tu lhe servirás de Deus. 17.Toma em tua mão esta vara, com a qual operarás prodígios”. 18.Moisés partiu. De volta para junto de Jetro, seu sogro, disse-lhe: “Rogo-te que me deixes partir, e voltar para junto de meus irmãos no Egito; vou ver se ainda vivem.” Jetro disse a Moisés: “Vai em paz”. Volta de Moisés ao Egito 19.O Senhor disse a Moisés em Madiã: “Vai, volta ao Egito, porque todos aqueles que atentavam contra a tua vida estão mortos”. 20.Moisés tomou consigo sua mulher e seus filhos, fê-los montar em jumentos e voltou para o Egito. Levava na mão a vara de Deus. 21.O Senhor disse a Moisés: “Agora que voltas ao Egito, cuida para que todos os prodígios, que te concedi o poder de operar, tu os faças na presença do faraó. Mas endurecerei o seu coração e ele não deixará partir o povo. 22.Tu lhe dirás: assim fala o Senhor: Israel é meu filho primogênito. 23.Eu te digo: deixa ir o meu filho, para que ele me preste um culto. Se te recusas a deixá-lo partir, farei perecer teu filho primogênito”. 24.Estando Moisés a caminho, numa estalagem, atacou o Senhor Moisés procurando matá-lo. 25.Séfora tomou então uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e atirou-o aos pés de Moisés, dizendo: “Tu me és um esposo de sangue!” 26.Assim o Senhor o deixou. Séfora havia dito: “esposo de sangue”, por causa da circuncisão. 27.O Senhor disse a Aarão: “Vai ao encontro de Moisés no deserto.” Aarão foi e, encontrando seu irmão na montanha de Deus, beijou-o. 28.Moisés contou-lhe tudo o que lhe tinha dito o Senhor ao enviá-lo, e todos os prodígios que lhe tinha ordenado fazer. 29.Moisés e Aarão continuaram seu caminho e reuniram todos os anciãos de Israel. 30.Aarão repetiu todas as palavras que o Senhor tinha dito a Moisés, e este fez os prodígios em presença do povo. 31.O povo acreditou. E, tendo ouvido que o Senhor viera visitar os filhos de Israel, e que vira sua aflição, inclinaram-se e prostraram-se." 

Para refletir
O medo de Moisés era causado pela antecipação excessiva. Costumamos imaginar os acontecimentos antes de acontecerem e, muitas vezes, entramos em pânico com a possibilidade de algo dar errado. Mas, diante de Deus, devemos ter fé. Ninguém nunca foi chamado para uma missão divina sem a unção do Espírito Santo para realizar o que foi chamado a fazer.
O cajado de um pastor era normalmente uma vara de madeira curvada no topo. Deus usou um simples cajado para ensinar a Moisés uma importante lição. Deus gosta de usar coisas comuns para realizar propósitos extraordinários. Moisés viu que, de fato, Deus possuía todo o poder e o comissionava para exercê-lo com grande missão de libertar os hebreus do Egito.
Moisés suplicou a Deus que o libertasse da missão, afinal, ele estava longe de ser um bom orador. Tudo o que Moisés precisava era de uma ajuda divina, e Aquele que fizera a boca de Moisés colocaria nela as palavras certas. Você também, em vez de olhar para suas fraquezas, confie que Deus proverá as palavras, a força, a coragem e a habilidade quando e onde forem necessárias.
Moisés, então, agarrou-se ao cajado de pastor e seguiu para o Egito, a fim de enfrentar o maior desafio de sua vida. O cajado era a garantia da presença e do poder de Deus.

Agora, ore com esse texto bíblico e anote aquilo que mais tocou seu coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior.

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
Por isso, sois grande, ó Senhor Javé. Ninguém há semelhante a vós e não há outro Deus fora de vós. (2 Samuel 7,22)

O jejum de hoje
Não comer nenhum tipo de carne.

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página