16.8.18

Quinto dia

Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje rezar o Salmo 66

"2.Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz da sua face, 3.para que se conheçam na terra os seus caminhos e em todas as nações a sua salvação. 4.Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem. 5.Alegrem-se e exultem as nações, porquanto com eqüidade regeis os povos e dirigis as nações sobre a terra. 6.Que os povos vos louvem, ó Deus, que todos os povos vos glorifiquem. 7.A terra deu o seu fruto, abençoou-nos o Senhor, nosso Deus. 8.Sim, que Deus nos abençoe, e que o reverenciem até os confins da terra." 

Rezar a oração dos "40 pai-nossos"

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino, alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Meditação do texto bíblico de Êxodo 5, 1-23

" 1.Depois disso, Moisés e Aarão dirigiram-se ao faraó e disseram-lhe: “Assim fala o Senhor, o Deus de Israel: deixa ir o meu povo, para que me faça uma festa no deserto”. 2.O faraó respondeu: “Quem é esse Senhor, para que eu lhe deva obedecer, deixando partir Israel? Não conheço o Senhor, e não deixarei partir Israel”. 3.Eles prosseguiram: “O Deus dos hebreus nos apareceu. Deixa-nos ir ao deserto, a três dias de caminho, para oferecer sacrifícios ao Senhor, para que não nos fira ele pela peste ou pela espada”. 4.O rei do Egito disse-lhes: “Moisés e Aarão, por que quereis desviar o povo do seu trabalho? Ide às vossas ocupações”. 5.E ajuntou: “O povo é, atualmente, numeroso, e vós o faríeis interromper seus trabalhos!” 6.Naquele mesmo dia, deu o faraó ao inspetor do povo e aos vigias esta ordem: 7.“Não fornecereis mais, como dantes, a palha ao povo para fazer os tijolos: irão eles mesmos procurá-la. 8.Entretanto, exigi deles a mesma quantidade de tijolos que antes, sem nada diminuir. São uns preguiçosos. É por isso que clamam: queremos ir oferecer sacrifícios ao nosso Deus. 9.Que sejam sobrecarregados de trabalhos ocupem-se eles de suas tarefas e não dêem ouvidos às mentiras que se lhes contam!” 10.Os inspetores e os vigias do povo foram dizer-lhes: 11.“o faraó manda-vos dizer que já não vos fornecerá palha; e que vós mesmos devereis procurá-la onde houver, mas nada se diminuirá de vosso trabalho”. 12.Espalhou-se, pois, o povo por todo o Egito para ajuntar restolhos em lugar de palha. 13.Os inspetores instavam com eles, dizendo: “Aprontai vossa tarefa diária, como quando se vos fornecia palha.” 14.Açoitavam até os vigias israelitas que os inspetores do faraó tinham estabelecido sobre eles. Diziam-lhes: “Por que não terminastes, ontem e hoje, como antes, o que se vos havia fixado de tijolos a fazer?” 15.Os vigias israelitas foram queixar-se ao faraó: “Por que, perguntaram eles, procedes desse modo com os teus servos? 16.Não se nos fornece mais a palha e se nos diz: fazei tijolos. E chegam até a nos açoitar (como se) teu povo estivesse em falta”. 17.O faraó respondeu: “Vós sois uns preguiçosos, sim, uns preguiçosos! É por isso que dizeis: queremos ir oferecer sacrifícios ao Senhor. 18.E agora, ao trabalho! Não se vos fornecerá a palha, mas deveis entregar a mesma quantidade de tijolos.” 19.Os vigias israelitas aos quais diziam: “Nada diminuireis da entrega diária de tijolos”, viram-se em um cruel embaraço. 20.Saindo da casa do faraó, encontraram Moisés e Aarão que os esperavam. 21.Disseram-lhes: “Que o Senhor vos veja e vos julgue, vós, que atraístes sobre nós a aversão do faraó e de sua gente, e pusestes em suas mãos a espada para nos matar”. 22.Moisés voltou-se de novo para o Senhor: “Ó Senhor, disse-lhe ele, por que fizestes mal a este povo? Por que me enviastes? 23.Desde que fui falar ao faraó em vosso nome, ele maltrata o povo, e vós não o livrastes de maneira alguma.”" 

Para refletir
O Faraó conhecia muitos deuses, mas nunca ouvira falar do Deus de Israel. Para ele, o Deus dos hebreus não era muito poderoso. O faraó não deu ouvidos à mensagem de Moisés e Aarão porque não conhecia e nem respeitava a Deus. Aqueles que não conhecem a Deus não ouvem a sua Palavra e nem os seus mensageiros. Mas, diante dessas pessoas é preciso persistir na oração. Quando outras pessoas rejeitarem a sua fé, não surpreenda ou desista, continue confiando Nele para que as mentes se abram e os corações endurecidos sejam aquebrantados.
Depois de Moisés e Aarão levarem a mensagem ao Faraó. como Deus lhes ordenara, o resultado foi um trabalho ainda mais pesado e maior opressão para os hebreus. Quando Deus começa a agir, o inimigo se enfurece e vem com toda a sua cólera contra os escolhidos do Senhor, mas não precisamos ter medo. A mão de Deus é mais forte do que todo o mal que possa nos acontecer.

Agora, ore com este texto bíblico e anote aquilo que mais tocou seu o coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior.

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
Renovai vossos prodígios, fazei milagres inéditos. (Eclo 36,6)

O jejum de hoje
Não almoçar

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

2 comentários:

  1. DIVINO PAI ETERNO
    CURA MINHA FILHA MARIA CLARA

    ResponderExcluir
  2. Pela minha cura e de todos q recorrem á Jesus...

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página