19.8.18

Vigésimo dia

Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje rezar o Salmo 107,2-14

"2.Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; vou cantar e salmodiar. Desperta-te, ó minha alma; 3.despertai-vos, harpa e cítara; quero acordar a aurora. 4.Entre os povos, Senhor, vos louvarei; salmodiarei a vós entre as nações, 5.porque acima dos céus se eleva a vossa misericórdia, e até as nuvens a vossa fidelidade. 6.Resplandecei, ó Deus, nas alturas dos céus, e brilhe a vossa glória sobre a terra inteira. 7.Para ficarem livres vossos amigos, ajudai-nos com vossa mão, ouvi-nos. 8.Deus falou no seu santuário: Triunfarei, e me apoderarei de Siquém, medirei com o cordel o vale de Sucot. 9.Minha é a terra de Galaad, minha a de Manassés; Efraim será o elmo de minha cabeça; Judá, o meu cetro; 10.Moab, a bacia em que me lavo. Sobre Edom porei minhas sandálias, cantarei vitória sobre a Filistéia. 11.Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me levará até Edom? 12.Quem, senão vós, Senhor, que nos repelistes, e já não andais à frente dos nossos exércitos? 13.Dai-nos auxílio contra o inimigo, porque é vão qualquer socorro humano. 14.Com Deus faremos proezas, ele esmagará os nossos inimigos." 

" Oração dos 40 pai-nossos"

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino, alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Meditação do texto bíblico de Êxodo  20,1-26

"1.Então Deus pronunciou todas estas palavras: 2.“Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. 3.Não terás outros deuses diante de minha face. 4.Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. 5.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, 6.mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7.“Não pronunciarás o nome de Javé, teu Deus, em prova de falsidade, porque o Senhor não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em favor do erro. 8.Lembra-te de santificar o dia de sábado. 9.Trabalharás durante seis dias, e farás toda a tua obra. 10.Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros. 11.Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que contêm, e repousou no sétimo dia; e por isso. o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou. 12.Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus. 13.Não matarás. 14.Não cometerás adultério. 15.Não furtarás. 16.Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. 17.Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.” 18.Diante dos trovões, das chamas, da voz da trombeta e do monte que fumegava, o povo tremia e conservava-se à distância. 19.E disseram a Moisés: “Fala-nos tu mesmo, e te ouviremos; mas não nos fale Deus, para que não morramos.” 20.Moisés respondeu-lhes: “Não temais, porque é para vos provar que Deus veio e para que o seu temor, sempre presente aos vossos olhos, vos preserve de pecar”. 21.E o povo conservou-se à distância, enquanto Moisés se aproximava da nuvem onde se encontrava Deus. 22.O Senhor disse a Moisés: “Eis o que dirás aos israelitas: vistes que vos falei dos céus. 23.Não fareis deuses de prata, nem deuses de ouro para pôr ao meu lado. 24.Tu me levantarás um altar de terra, sobre o qual oferecerás teus holocaustos e teus sacrifícios pacíficos, tuas ovelhas e teus bois. Em todo lugar onde eu fizer recordar o meu nome, virei a ti para te abençoar. 25.Se me levantares um altar de pedra, não o construirás de pedras talhadas, pois levantando o cinzel sobre a pedra, tê-la-ás profanado. 26.Não subirás ao meu altar por degraus, para que se não descubra a tua nudez.”

Para refletir
Por que os dez mandamentos eram necessários para a nova nação de Deus? Ao pé do monte Sinai, Deus mostrou ao seu povo a verdadeira função e beleza de suas leis. Os mandamentos foram criados para conduzir Israel a uma vida de santidade prática.
O nome de Deus é especial porque traz a sua a sua identidade pessoal. Usá-lo em vão ou em uma maldição é tão comum hoje em alguns idiomas que podemos falar sem perceber o quanto isso é sério. O modo como usamos o nome de Deus transmite como realmente nos sentimos a respeito Dele. Devemos respeitá-lo e usá-lo apropriadamente, mencionando-o em louvor e adoração, não em maldições e gracejos.
Para viver em paz durante muitas gerações na Terra Prometida, os israelitas precisavam respeitar a autoridade e construir famílias fortes. Mas o que significa honrar os pais? Em partes, é falar bem deles e tratá-los de forma atenciosa, é mostrar-lhes cortesia e respeito. Também é seguir os seus ensinamentos e exemplos de pôr Deus em primeiro lugar.
Testemunhar falsamente significa mentir em um tribunal. Deus sabia que Israel não poderia sobreviver a menos que seu sistema de justiça fosse incorruptível. Devemos ser honestos em nossa vida pessoal, como também em nossas declarações públicas.
Cobiçar é desejar ter o que o outro possui. Vai muito além do que simplesmente admirar o bem que a outra pessoa possui ou pensar:"Eu gostaria de ter um desses". A cobiça inclui a inveja, que é ressentir-se do fato de o outro ter o que você não tem.
Ao longo da Bíblia, podemos perceber a seguinte mensagem: "Não temas". Deus não estava tentando assustar as pessoas. Ele apenas mostrava o seu grandioso poder, a fim de que os israelitas soubessem que Ele é o Deus verdadeiro, e, então, obedecerem-lhe.

Agora, ore com este texto bíblico e anote aquilo que mais tocou seu o coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior.

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
"33.Não vos deixeis enganar: Más companhias corrompem bons costumes."(1 Coríntios, 15,33)

Jejum de hoje
Desligar-se das redes sociais e manter-se em oração durante o dia

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página