22.8.18

Trigésimo terceiro dia

Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje rezar o Salmo 63,2-11

1.Aleluia. Feliz o homem que teme o Senhor, e põe o seu prazer em observar os seus mandamentos. 2.Será poderosa sua descendência na terra, e bendita a raça dos homens retos. 3.Suntuosa riqueza haverá em sua casa, e para sempre durará sua abundância. 4.Como luz, se eleva, nas trevas, para os retos, o homem benfazejo, misericordioso e justo. 5.Feliz o homem que se compadece e empresta, que regula suas ações pela justiça. 6.Nada jamais o há de abalar: eterna será a memória do justo. 7.Não temerá notícias funestas, porque seu coração está firme e confiante no Senhor. 8.Inabalável é seu coração, livre de medo, até que possa ver confundidos os seus adversários. 9.Com largueza distribuiu, deu aos pobres; sua liberalidade permanecerá para sempre. Pode levantar a cabeça com altivez. 10.O pecador, porém, não pode vê-lo sem inveja, range os dentes e definha; anulam-se, assim, os desejos dos maus.

" Oração dos 40 pai-nossos"

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino, alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Meditação do texto bíblico de Êxodo 33,1-23

"1.O Senhor disse a Moisés: “Vai, parte daqui com o povo que tiraste do Egito; ide para a terra que prometi a Abraão, a Isaac e a Jacó, com o juramento de dá-la à sua posteridade. 2.Enviarei um anjo adiante de ti, e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hiteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. 3.Ide para essa terra que mana leite e mel. Mas não subirei convosco, porque sois um povo de cabeça dura; eu vos aniquilaria em caminho.” 4.Ouvindo o povo estas duras palavras, pôs-se a chorar e cada um tirou os seus enfeites. 5.Então o Senhor disse a Moisés: “Dize aos israelitas: vós sois um povo de cabeça dura; se eu viesse um só instante no meio de vós, eu vos aniquilaria. Arrancai, pois, todos os vossos enfeites e verei o que posso fazer por vós.” 6.Os israelitas despojaram-se de seus enfeites ao partir do monte Horeb. 7.Moisés foi levantar a tenda a alguma distância fora do acampamento. (E chamou-a tenda de reunião.) Quem queria consultar o Senhor, dirigia-se à tenda de reunião, fora do acampamento. 8.Quando Moisés se dirigia para a tenda, todo mundo se levantava, cada um diante da entrada de sua tenda, para segui-lo com os olhos até que entrasse na tenda. 9.E logo que ele acabava de entrar, a coluna de nuvem descia e se punha à entrada da tenda, e o Senhor se entretinha com Moisés. 10.À vista da coluna de nuvem, todo o povo, em pé à entrada de suas tendas, se prostrava no mesmo lugar. 11.O Senhor se entretinha com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Voltava depois Moisés ao acampamento, mas seu ajudante, o jovem Josué, filho de Nun, não se apartava do interior da tenda. 12.Moisés disse ao Senhor: “Vós dizeis-me que faça subir o povo, mas não me fazeis saber quem haveis designado para acompanhar-me. E, entretanto, dissestes-me: ‘Conheço-te pelo teu nome’ e: ‘Tens todo o meu favor.’ 13.Se é verdade que tenho todo o vosso favor, dai-me a conhecer os vossos desígnios, para que eu saiba que tenho todo o vosso favor; e considerai que esta nação é o vosso povo.” 14.O Senhor respondeu: “Minha face irá contigo, e serei o teu guia.” 15.“Se vossa face não vier conosco, disse Moisés, não nos façais partir deste lugar. 16.Por onde se saberá que temos todo o vosso favor, eu e o vosso povo? Porventura, não é necessário para isso justamente que marcheis conosco? É o que nos distinguirá, eu e o vosso povo, de todas as outras nações da terra.” 17.“O que pedes, replicou o Senhor, fá-lo-ei, porque tens todo o meu favor, e te conheço pelo teu nome.” 18.Moisés disse: “Mostrai-me vossa glória.” 19.E Deus respondeu: “Vou fazer passar diante de ti todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de ti o nome de Javé. Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz. 20.Mas, ajuntou o Senhor, não poderás ver a minha face, pois o homem não me poderia ver e continuar a viver. 21.Eis um lugar perto de mim, disse o Senhor; tu estarás sobre a rocha. 22.Quando minha glória passar, te porei na fenda da rocha e te cobrirei com a mão, até que eu tenha passado. 23.Retirarei depois a mão, e me verás por detrás. Quanto à minha face, ela não pode ser vista”.

Para refletir
Deus e Moisés conversaram face a face na tenda de reunião, assim como fazem os amigos. Moisés desfrutou tal favor de Deus não porque era perfeito, genial ou poderoso, mas porque Deus o escolheu. Por sua vez, Moisés confiou inteiramente na sabedoria e direção de Deus. A amizade com Deus era um verdadeiro privilégio para Moisés, e estava fora do alcance dos hebreus. Mas, hoje, ela não é inalcançável para nós. Jesus chamou seus discípulos, e, por extensão, todos os seus seguidores, de amigos. (Jo 15,15)
Josué, assistente de Moisés, não se afastou da tenda de reunião porque, provavelmente, guardava-a. Sem dúvidas, havia pessoas curiosas que lá ousariam entrar.

Agora, ore com este texto bíblico e anote aquilo que mais tocou seu o coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior.

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
1.Mas, lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: Não sinto prazer neles; (Eclesiastes12,1)

Jejum de hoje
Durante o dia, alimentar-se de pão e água

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

Um comentário:

  1. Tenho uma duvida sobre o Jejum deste dia 33. Fala durante o dia.... Como devo interpletar? O dia todo? Apenas a manha ou até as 18:00 horas?

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página