23.8.18

Quadragésimo dia

Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje rezar o Salmo 94

"1.Vinde, manifestemos nossa alegria ao Senhor, aclamemos o Rochedo de nossa salvação; 2.apresentemo-nos diante dele com louvores, e cantemos-lhe alegres cânticos, 3.porque o Senhor é um Deus imenso, um rei que ultrapassa todos os deuses; 4.nas suas mãos estão as profundezas da terra, e os cumes das montanhas lhe pertencem. 5.Dele é o mar, ele o criou; assim como a terra firme, obra de suas mãos. 6.Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou. 7.Ele é nosso Deus; nós somos o povo de que ele é o pastor, as ovelhas que as suas mãos conduzem. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 8.Não vos torneis endurecidos como em Meribá, como no dia de Massá no deserto, 9.onde vossos pais me provocaram e me tentaram, apesar de terem visto as minhas obras. 10.Durante quarenta anos desgostou-me aquela geração, e eu disse: É um povo de coração desviado, que não conhece os meus desígnios. 11.Por isso, jurei na minha cólera: Não hão de entrar no lugar do meu repouso." 

" Oração dos 40 pai-nossos"

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino, alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém
.
Meditação do texto bíblico de Êxodo 40,1-38

"1.O Senhor disse a Moisés: 2.“No primeiro dia do primeiro mês, levantarás o tabernáculo, a tenda de reunião. 3.Porás nele a arca da aliança e a ocultarás com o véu. 4.Trarás a mesa e disporás nela as coisas que devem estar sobre ela. Trarás o candelabro e porás nele suas lâmpadas. 5.Colocarás o altar de ouro para o perfume diante da arca da aliança e pendurarás o véu à entrada do tabernáculo. 6.Colocarás o altar dos holocaustos diante da entrada do tabernáculo, da tenda de reunião. 7.Colocarás a bacia entre a tenda de reunião e o altar, e porás água nela. 8.Farás o recinto do átrio e disporás a cortina à entrada do átrio. 9.Tomarás o óleo de unção e ungirás com ele o tabernáculo com tudo o que ele contém; consagrá-lo-ás com todo o seu mobiliário, para que ele se torne uma coisa santa. 10.Ungirás o altar dos holocaustos e todos os seus utensílios; em virtude de tua consagração, o altar se tornará uma coisa santíssima. 11.Ungirás a bacia com seu pedestal, e a consagrarás. 12.Farás em seguida aproximarem-se Aarão e seus filhos da entrada da tenda de reunião, onde os lavarás com água. 13.Revestirás Aarão com os ornamentos sagrados; ungi-lo-ás e o consagrarás, e ele será sacerdote a meu serviço. 14.Farás aproximarem-se seus filhos e, depois de os teres revestido de túnicas, 15.tu os ungirás como o fizeste com seu pai; e serão sacerdotes a meu serviço. Essa unção lhes conferirá o sacerdócio para sempre, de geração em geração.” 16.Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia mandado, e se conformou a tudo. 17.Assim, no segundo ano, no primeiro dia do primeiro mês, o tabernáculo foi erigido. 18.Moisés levantou o tabernáculo: pôs suas bases, suas tábuas, suas travessas, e assentou suas colunas. 19.Estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a coberta da tenda por cima, como o Senhor lhe tinha ordenado. 20.Tomou o testemunho e colocou-o na arca; meteu os varais na arca, e colocou nela a tampa. 21.Introduziu a arca no tabernáculo; e, tendo pendurado o véu de separação, cobriu com ele a arca da aliança, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 22.Colocou a mesa na tenda de reunião, do lado norte do tabernáculo, diante da cortina; 23.e dispôs nela em ordem os pães diante do Senhor, como o Senhor lhe tinha ordenado. 24.Pôs o candelabro na tenda de reunião, diante da mesa, do lado sul do tabernáculo, 25.e dispôs nele as lâmpadas diante do Senhor, como o Senhor lhe tinha ordenado. 26.Colocou o altar de ouro na tenda de reunião, diante do véu, 27.e queimou nele o incenso, como o Senhor lhe tinha ordenado. 28.Colocou a cortina à entrada do tabernáculo. 29.Colocou o altar dos holocaustos à entrada do tabernáculo, da tenda de reunião, e ofereceu sobre ele o holocausto e a oblação, como o Senhor lhe tinha ordenado. 30.Colocou a bacia entre a tenda de reunião e o altar, e pôs nela a água para as abluções. 31.Moisés, Aarão e seus filhos lavaram aí as mãos e os pés. 32.Quando entravam na tenda de reunião e se aproximavam do altar, faziam suas abluções, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 33.Enfim, fez o recinto do átrio em torno do tabernáculo e do altar e colocou a cortina na porta do átrio. Assim terminou Moisés a sua tarefa. 34.Então a nuvem cobriu a tenda de reunião e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. 35.E era impossível a Moisés entrar na tenda de reunião, porque a nuvem pairava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. 36.Durante todo o curso de suas peregrinações, os israelitas se punham a caminho quando se elevava a nuvem que estava sobre o tabernáculo; 37.do contrário, eles não partiam até o dia em que ela se elevasse. 38.E, enquanto duraram as suas peregrinações, a nuvem do Senhor pairou sobre o tabernáculo durante o dia; e, durante a noite, havia um fogo na nuvem, que era visível a todos os israelitas." 

Para refletir
Moisés foi cuidadoso ao obedecer às instruções de Deus de forma detalhada. Note que ele não fez uma reprodução razoável da descrição de Deus, mas exata. Deveríamos seguir o exemplo de Moisés e ser exigentes quanto à nossa obediência. Se seu Deus o mandou fazer algo, faça-o; faça-o de forma correta e faça-o completamente. Deus transmitiu a Moisés as instruções para a construção do Tabernáculo e Moisés distribuiu as tarefas. O Tabernáculo era a casa de Deus na Terra. Ele a enchia com a sua glória, a sua maravilhosa presença. Quase 500 anos mais tarde, Salomão construiu o templo que substituiu o Tabernáculo como local central de adoração.

Agora, ore com este texto bíblico e anote aquilo que mais tocou seu o coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior.

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
"14.Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma." (Salmo 138,14)

Jejum de hoje
Abster-se de uma das refeições do dia, ir à Missa e, se possível, confessar-se.

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página