18.8.18

Décimo terceiro dia

Antífona Inicial

Com a Virgem Maria, eu vencerei todas as batalhas deste dia e experimentarei sua verdadeira alegria.

No início da oração de hoje, rezar o Salmo 23

" 1.Salmo de Davi. Do Senhor é a terra e tudo o que ela contém, a órbita terrestre e todos os que nela habitam, 2.pois ele mesmo a assentou sobre as águas do mar e sobre as águas dos rios a consolidou. 3.Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? 4.O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo. 5.Este terá a bênção do Senhor, e a recompensa de Deus, seu Salvador. 6.Tal é a geração dos que o procuram, dos que buscam a face do Deus de Jacó. 7.Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o Rei da glória! 8.Quem é este Rei da glória? É o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. 9.Levantai, ó portas, os vossos dintéis! Levantai-vos, ó pórticos antigos, para que entre o Rei da glória! 10.Quem é este Rei da glória? É o Senhor dos exércitos! É ele o Rei da glória." 

Rezar a oração dos "40 pai-nossos"

1 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, pela separação de sua Mãe, quando se retirou por quarenta dias no deserto, afim de que todos aqueles que deixam o mundo e os pais para corresponderem ao chamado divino alcancem de Vós a força para vencer toda separação e suportar tudo com santa paciência. (Rezam-se 10 pai-nossos).

2 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todo o grande sofrimento do corpo imaculado de Jesus, causado pelo extenuante jejum de 40 dias e 40 noites, para reparar todos os pecados de gula e de intemperança, que muitos homens cometem ao satisfazerem as doentias exigências de seu mísero corpo. (Rezam-se 10 pai-nossos).

3 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos todas as múltiplas e dolorosas provações e mortificações a que voluntariamente se submeteu o Imaculado Jesus, nos 40 dias de jejum no deserto, para reparar o espirito de mortificação  e de desonestidade de muitos homens, e também para que as almas generosas suportem com paciência as provações e abracem de boa vontade as cruzes que Nosso Senhor lhes manda. (Rezam-se 10 pai-nossos).

4 - Eterno Divino Pai, humildemente prostrado diante da Vossa Divina Majestade, ofereço-vos as cruciantes dores que sofreu o Coração Imaculado de Jesus, durante os quarenta dias de jejum no deserto, prevendo que, não obstante os quarenta dias de jejum e os seus grandes sofrimentos, a maior parte dos homens entregar-se-iam à intemperança e aos prazeres dos sentidos. Ofereço-vos essas Suas grandes penas para que os homens se arrependam dos seus pecados e imitem Jesus na vida de pobreza, na mortificação e na temperança. (Rezam-se 10 pai-nossos).

Oração: Meu Deus, eu me uno a todas as Missas que se celebram hoje no mundo inteiro, por todos os irmãos que estão em agonia e devem comparecer diante de Vossa Majestade. Que o preciosíssimo Sangue de Cristo Redentor e os méritos de Sua Santíssima Mãe lhes obtenham misericórdia e perdão. Amém.

Meditação do texto bíblico de Êxodo 13.1-31

" 1.O Senhor disse a Moisés: 2.“Consagrar-me-ás todo primogênito entre os israelitas, tanto homem como animal: ele será meu.” 3.Moisés disse ao povo: “Conservareis a memória deste dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão, porque foi pelo poder de sua mão que o Senhor vos fez sair deste lugar; não comereis pão fermentado. 4.Vós saís hoje do Egito, no mês das espigas. 5.Assim, pois, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, dos hiteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, que jurou a teus pais te dar, terra que mana leite e mel, observarás este rito neste mesmo mês. 6.Durante sete dias comerás pães sem fermento, e no sétimo dia haverá uma festa em honra do Senhor. 7.Comer-se-ão pães sem fermento durante sete dias. Não se verão em tua casa, em toda a extensão do território, nem pães fermentados nem fermento. 8.Explicarás então a teu filho: isso é em memória do que o Senhor fez por mim, quando saí do Egito. 9.Será isso para ti como um sinal sobre tua mão, como uma marca entre os teus olhos, a fim de que tenhas na boca a lei do Senhor, porque foi graças à sua poderosa mão que o Senhor te fez sair do Egito. 10.Observarás a cada ano essa prescrição no tempo prescrito. 11.“Quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como ele jurou a ti e a teus pais, e te houver dado essa terra, 12.consagrarás ao Senhor todo primogênito; mesmo os primogênitos de teus animais, os machos, serão do Senhor. 13.Entretanto, resgatarás com um cordeiro todo primogênito do jumento; do contrário, quebrar-lhe-ás a nuca. Todo primogênito dos homens entre teus filhos, resgatá-lo-ás igualmente. 14.E, quando teu filho te perguntar um dia o que isso significa, dir-lhe-ás: é que o Senhor nos tirou do Egito com sua mão poderosa, da casa da servidão. 15.E, como o faraó se obstinasse em não nos deixar partir, o Senhor matou todos os primogênitos do Egito, desde os primogênitos dos homens até os dos animais. Eis por que sacrifico ao Senhor todos os primogênitos machos dos animais, e devo resgatar todo primogênito entre meus filhos. 16.Isso será como um sinal sobre tua mão e como uma marca entre teus olhos, porque foi pelo poder de sua mão que o Senhor nos tirou do Egito”. 17.Tendo o faraó deixado partir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, que é, no entanto, o mais curto, pois disse: “Talvez o povo possa arrepender-se, no momento em que tiver de enfrentar um combate e voltar para o Egito”. 18.Por isso, Deus fez com que o povo desse uma volta pelo deserto, para o lado do mar Vermelho. Os israelitas partiram do Egito em boa ordem. 19.Moisés levou consigo os ossos de José, porque este fizera os filhos de Israel jurarem: “Quando Deus vos visitar, levareis daqui os meus ossos convosco”. 20.Tendo partido de Socot, acamparam em Etão, na extremidade do deserto. 21.O Senhor ia adiante deles: de dia numa coluna de nuvens para guiá-los pelo caminho; e de noite numa coluna de fogo para alumiá-los; de sorte que podiam marchar de dia e de noite. 22.Nunca a coluna de nuvens deixou de preceder o povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite."

Para refletir
A celebração dos pães ázimos assinalou os hebreus como um povo único, como se eles possuíssem marcas em suas mãos e testas. Qual é a sua marca como seguidor de Deus? A forma como educa seus filhos, o amor que demonstra pelos outros, a preocupação com o necessitado ou a fidelidade a Deus? Tais atitudes deixarão marcas visíveis. Os cristãos são marcados pela forma como amam uns aos outros (Jo 13,34-35)
Nem sempre Deus trabalha da maneira que pensamos ser melhor. Em vez de guiar os israelitas pela rota direta à Terra Prometida, Deus preferiu guiá-los por um caminho mais longo, a fim de evitar o confronto com os filisteus. Se Deus não o conduzir pelo caminho mais curto até o seu objetivo, não reclame ou resista. Siga-o com disposição e confie que Ele o guiará com segurança pelos obstáculos invisíveis. Ele pode ver o fim da sua jornada desde o início e, certamente, conhece a melhor e a mais segura rota.
Deus concedeu aos hebreus as colunas de nuvem e de fogo para que eles soubessem que a sua presença os acompanharia dia e noite durante a jornada para a Terra Prometida. O que Deus tem nos oferecido para que possamos ter essa mesma certeza? A Bíblia - algo que os israelitas não possuíam. Busque a Palavra de Deus para assegurar-se da presença Dele.

Agora, ore com esse texto bíblico e anote aquilo que mais tocou seu coração. Anote, também, suas experiências espirituais do dia anterior.

Versículo bíblico para orar e repetir muitas vezes durante todo o dia
Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro desses homens ímpios. Mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele a glória agora e eternamente. (Pedro 3,17-18)

O jejum de hoje
Não comer doce.

Oração final
À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem Gloriosa e Bendita. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página